Paraisópolis celebra 12ª Mostra Cultural com a participação de mais de 14 mil visitantes

0

Paraisópolis, segunda maior comunidade de São Paulo, realizou neste sábado (16) a décima segunda edição da Mostra Cultural. Com a participação de cerca de 70 instituições que atuam na região, o festival é considerado o maior evento cultural realizado em uma favela.
Realizada no Centro Educacional Unificado (CEU) da Comunidade, este ano a mostra recebeu 14.037 visitantes, superando o número do ano passado, 10.588.

Para cada edição, é escolhido um tema para ser trabalhado com os alunos das instituições, o deste ano foi “Desperto, Descubro, Realizo”. A mostra é o resultado de diversas ações que acontecem durante um ano, como oficinas, encontros socioeducativos e de formação. É realizada sempre em setembro durante a semana em que se comemora o ‘Dia de Paraisópolis’, celebração incluída no calendário Oficial de Datas da cidade de São Paulo.

Em cerimônia de abertura, Juliana Oliveira, presidente do Conselho Gestor do CEU Paraisópolis e membro da curadoria da 12ª Mostra Cultural, falou sobre a realização desta edição, cujo planejamento teve início em outubro do ano passado, logo após a execução da 11ª edição. “A nossa missão está sendo cumprida hoje! De cada que um que está aqui neste palco. De cada professor, liderança comunitária, diretor de escola e de cada instituição que acredita que investir na educação é o melhor que a gente pode fazer pelo nosso país.”

O atual presidente da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis, Emerson Cerqueira falou da importância da participação dos jovens no evento. “Eu, particularmente, fico muito feliz de poder participar de mais uma mostra cultural e ver tantos jovens participando e de ter a comunidade presente”.

Foi pensando nos jovens que a comissão organizadora da mostra criou algumas ações para poder aumentar a participação desse público. Este ano foi criado o concurso de redação e realizadas ações de engajamento social para jovens.

A XII Mostra Cultural contou com o patrocínio da Fundação Via Varejo – Casas Bahia e também foi realizada uma campanha de financiamento coletivo, para realização de oficinas.

As apresentações

IMG_9429

Por volta das 10h, o festival teve início no anfiteatro com a apresentação do Coral de Paraisópolis, do Programa Einstein na Comunidade, Instituição de responsabilidade social mantida pela Sociedade Israelita Albert Einstein. Também houve a entrega das premiações aos vencedores do concurso de redação e do logo da XII Mostra Cultural.

IMG_0152

No palco externo passaram Ballet Paraisópolis, Valdeck de Garanhuns, MC EDS, as bandas Tocando a Real, Tambores de Paraisópolis, Big Band, entre outros.

Os visitantes puderam conferir exposições artísticas e de trabalhos realizados pelos alunos que atuam nas escolas da região. Os materiais ficaram expostos em algumas salas do CEU, Mezzanino e BEC.

A mostra também teve artesanatos feitos pelo grupo de artesãs de Paraisópolis, desfile de moda do projeto Periferia Inventando Moda, entre outras atividades que aconteceram simultaneamente em outros espaços. Uma das novidades deste ano foi a feira gastronômica, que ocupou a área próxima ao palco externo.

Joildo Santos, Tesoureiro da União dos Moradores e do Instituto Escola do Povo, Alexandre Schneider, Secretário Municipal de Educação e Juliana Oliveira, membro da curadoria da XII Mostra Cultural de Paraisópolis.

Estiveram presentes na mostra o prefeito regional do Campo Limpo, Heitor Sertão, o secretário municipal de educação, Alexandre Schneider, e vereadores da região.

Compartilhar.

Autor

Francisca Rodrigues é jornalista, repórter do jornal Espaço do Povo, apresentadora do programa Meia Prosa (Rádio Nova Paraisópolis, 87.5FM) e assessora de comunicação do Luau Paraisópolis.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: