Adiante seu relógio em 1 hora: Horário de verão começa neste domingo

Relógios terão que ser adiantadas a partir das 0h deste domingo (Foto: Reprodução)
Relógios terão que ser adiantados a partir das 0h deste domingo (Foto: Reprodução)

Neste domingo, 19, a partir das 0h, milhares de brasileiros terão que adiantar seus relógios em 1 hora. A medida se deve ao início do horário de verão 2014/2015, que vai vigorar em todo o Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil até 22 de fevereiro de 2015. Nos estados do Norte e Nordeste o horário permanece inalterado

De acordo com o Ministério de Minas e Energias, o adiantamento dos relógios em 1 hora reduz o carregamento elétrico dos sistemas de transmissão e das redes de distribuição de energia elétrica nos horários de pico de consumo, entre 18h e 21h.

O objetivo é aproveitar a maior luminosidade do dia nesse período para que todos utilizem a energia de forma mais eficiente.

Confira em quais estados o horário de verão passa a valer: 

0h: as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste (com exceção do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) adotam a mesma hora de Brasília durante o horário de verão; 1h:os estados do Nordeste, Pará, Amapá e Tocantins ficam com uma hora a menos em relação ao horário de Brasília. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também adotam o horário de verão, mas a diferença de uma hora para Brasília se mantém; 2h: Parte do Amazonas e os estados de Roraima e Rondônia ficam duas horas atrás do horário de Brasília. 3h: O Acre e parte do Amazonas ficam com três horas atrás do horário de Brasília.

Digiqole Ad
+ posts

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *