Moradores de Paraisópolis recebem composteira doméstica

1
Tiago Janela explicou o passo a passo de como a compostagem pode ser feita (Foto: Divulgação)

Tiago Janela explicou o passo a passo de como a compostagem pode ser feita (Foto: Divulgação)

No dia 8 de agosto, 15 famílias de Paraisópolis, selecionadas para participar do Programa Composta São Paulo, receberam uma composteira doméstica e participaram de uma oficina de compostagem, que destacou a importância do método no tratamento dos resíduos orgânicos e explicou o passo a passo de como a compostagem pode ser feita e todos os cuidados necessários.

A composteira é um sistema de caixas onde são colocados os restos de alimentos produzidos nas casas, junto com materiais vegetais secos, para que, pelo trabalho das minhocas, sejam transformados em adubo.

Os participantes receberam um kit composto de três caixas da composteira, um saco de serragem, um saco com 200 minhocas, um saco com húmus e um ancinho. “As famílias adoraram a ideia, no final da oficina o clima era de empolgação para iniciar a compostagem, muitas das famílias participantes demonstraram a sua preocupação ambiental”, destacou Adriana Barros, colaboradora da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis (UMCP) e diretora geral da consultoria de educação ambiental EcoAção.

A entrega das compostas foi realizada na sede da Associação das Mulheres de Paraisópolis (AMP) por Tiago Janela e Christine Munhoz, educadores da Morada Floresta, empresa executora do projeto.  O projeto é da Secretaria de Serviços da Prefeitura de São Paulo, executado por meio da AMLURB.

As famílias participantes serão acompanhadas pelo facebook, pelo Grupo Composta São Paulo, com o objetivo de trocar experiências, informações e dúvidas. Ainda nesse semestre haverá duas oficinas, uma em outubro sobre jardinagem, e outra em novembro para avaliar o projeto e a compostagem nas famílias.

 

Compartilhar.

Autor

Jornalista da Agência Paraisópolis

1 comentário

  1. Para quem tiver o interesse em fazer compostagem doméstica ou caseira; vermicompostagem ou minhocultura; você encontra a composteira ou minhocário pronto para uso (já com as minhocas californianas) ou somente as caixas plásticas no site CaixasPlasticasCuritiba. Tem diversos modelos e tamanhos. Tem também links para vídeos explicativos de como usar as composteiras. Espero ter ajudado.
    Link: http://www.caixasplasticascuritiba.com.br
    Buscar pela palavra: COMPOSTEIRA ou MINHOCÁRIO

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: