Moradores de Paraisópolis e bairros vizinhos mobilizam-se para preservação de área verde

Comunidade não tem equipamento público voltado ao lazer (Foto: Francisca Rodrigues)

São Paulo precisa de mais verde. Paraisópolis carece de um equipamento público voltado ao lazer e acessível às pessoas, proporcionando, assim, maior qualidade de vida a jovens, crianças e idosos. A construção de um parque público, que pode ser conquistado ampliando-se um terreno já considerado de preservação ambiental, é a solução para os esses anseios da comunidade de Paraisópolis e seu entorno.
Uma grande área verde, de vegetação rica e um dos últimos pontos de Mata Atlântica na cidade, com nascente, córrego e um eucaliptal, com topografia acidentada, e solo frágil para suportar grandes obras. Junto a esse berço verde, há um terreno privado, com 27.000 m², sem construções, com árvores esparsas e topografia plana. “Integrar esse terreno à área já considerada de preservação ambiental e a outro braço dessa área, com mais 5.000 m², de forma que esse todo torne-se um parque para a comunidade é o nosso objetivo”, destaca Isabel Fay Affonso, arquiteta e uma das coordenadoras da Associação dos Amigos do Jardim Vitória Régia.

Moradores de diferentes condomínios, de Paraisópolis e outras entidades estão unidos na defesa da constituição do Parque de Paraisópolis. O desejo é antigo. Em 2004, as comunidades vizinhas ao terreno (Parque Panamby, Jardim Vitória Régia, Paraisópolis e proprietários de áreas particulares) acordaram com a Prefeitura de São Paulo a implantação de uma avenida, hoje já construída, a Avenida Hebe Camargo. Em respeito ao acordo, parte da área particular foi destinada à Prefeitura para construção de habitações de interesse social, enquanto outra parte, do outro lado da avenida em questão, seria para a ampliação do Parque de Paraisópolis. A causa tem conquistado apoiadores. Entre eles o vereador Gilberto Natalini (PV), presidente da Frente Parlamentar pela Sustentabilidade.
Cada vez com maior evidência na mídia, Paraisópolis é a segunda maior comunidade de São Paulo, somando cerca de 100 mil habitantes. Segundo Gilson Rodrigues, presidente da União de Moradores e do Comércio da comunidade, o local vive um novo momento, que inspirou a criação do projeto Nova Paraisópolis, que quer transformar a favela em bairro.”A criação de um parque público, que disponibilize alternativas de lazer, esporte e integração social naquela área vem reforçar a reivindicação atual de tornar Paraisópolis um bairro, com todos os recursos e equipamentos que um bairro precisa e merece”, afirma Gilson.
Um espaço democrático
O ponto-chave da proposta de ter na região um parque é combinar preservação ambiental com função social. Ao consolidar toda a área – parte já preservada, mais uma área privada de 27.000m² e sem construções, mais terreno de 5.000m² já doado para a construção do Centro Comunitário de Paraisópolis – em um parque aberto, a cidade ganha um espaço verde, para o lazer e o esporte.
Segundo urbanistas, essa é a única área do Morumbi hoje que permite a instalação de um equipamento público dessa natureza. “Ao se integrar toda essa área, que soma em torno de 95.000m², em uma ZEPAM (Zona Especial de Proteção Ambiental) que abrigue um parque, a cidade terá um espaço de uso adequado às duas zonas presentes no local, uma de uso estritamente residencial e outra de interesse social”, destaca Diana Teresa Di Giuseppe, arquiteta urbanista que concluiu recentemente um estudo sobre o terreno. “Além de criar um ambiente necessário ao lazer e democrático, a instalação de um parque é coerente com o processo de reurbanização proposto para Paraisópolis”, acrescenta Diana.
“Além da questão clara de preservação ambiental, um parque público é sempre bem-vindo em uma cidade cujas opções de áreas de lazer de qualidade estão concentradas em algumas regiões. Paraisópolis merece ter um local de lazer. Um bom parque, com recursos e de uso público, desperta nas pessoas um sentimento de preservar o que é seu; preservar o que eles usam e, portanto, querem manter em boas condições”, destaca André Graziano, arquiteto e paisagista.
Sérgio Saraiva Martins, assessor de urbanismo do gabinete do vereador Gilberto Natalini, também defende a ampliação da área ambiental existente e construção do Parque de Paraisópolis. “Trata-se de uma requalificação urbana, de caráter social, que passará a conferir uma finalidade social a um ambiente já preservado”, explica ele.
Mais verde para a cidade
São Paulo conta atualmente com 2,6m²/habitante de áreas verdes, enquanto a recomendação da OMS/ONU é de 12m²/habitante. Uma cidade onde o verde e o lazer está mal distribuído, um equipamento que possa conciliar as duas coisas é uma necessidade.
“Queremos um espaço que abrigue instrumentos sociais – creche, atividades esportivas e voltadas às diferentes faixas etárias, o Centro Comunitário de Paraisópolis e preserve a riqueza de flora e fauna existente”, enfatiza Isabel Affonso.
Reserva remanescente de Mata Atlântica, o local favorece a criação de trilhas para cooper e caminhadas, recreação para a terceira idade, com lago e vegetação exuberante.
O local tem rica fauna, com garças, sabiás-laranjeiras, gavião-de-cabeça-cinza, periquetos verdes, macuco, anu-branco e bem-te-vis, entre outros. A flora se expressa na presença de jequitibás, passuarés, jerivás, pau-jacarés, cafeeiro, pau-brasil e muitas outras.
Diogo Schwartz liked this on Facebook.
Reno Luz liked this on Facebook.
Luzia Rosa liked this on Facebook.
Sheila Vervloet liked this on Facebook.
Rachel Coelho liked this on Facebook.
Adrianna Cordeiro liked this on Facebook.
Jessica Carneiro liked this on Facebook.
Marcia Silva liked this on Facebook.
Juliana Gonçalves liked this on Facebook.
RiZzo Guedes liked this on Facebook.
Lucas Chiconi liked this on Facebook.
Muito bacana.
Anny Dragonheart liked this on Facebook.
Bruna Kimberly liked this on Facebook.
Geny Nunes liked this on Facebook.
Miuk Kemilly Afonso liked this on Facebook.
Eliane Utescher liked this on Facebook.
Marina Moraes liked this on Facebook.
Orlando Santos liked this on Facebook.
Sheila Sheilona liked this on Facebook.
@gnatalini em defesa do Pq. Paraisópolis e das áreas verdes de São Paulo. http://t.co/9YysnvzGeB
RT @lufeldman: @gnatalini em defesa do Pq. Paraisópolis e das áreas verdes de São Paulo. http://t.co/9YysnvzGeB
RT @lufeldman: @gnatalini em defesa do Pq. Paraisópolis e das áreas verdes de São Paulo. http://t.co/9YysnvzGeB
A Associação do Moradores de Villa Monteverde está apoiando essa iniciativa que julga ser muito importante para todo o bairro já tão desgastado com o adenssamento desmedido dos últimos 15 anos.
Conversa Fiada liked this on Facebook.
Leticia De Nóbrega liked this on Facebook.
Elizandra Moura Cerqueira liked this on Facebook.
Marcelo Furtado liked this on Facebook.
Gervásio Lopes de Sousa liked this on Facebook.
Joelma Santos liked this on Facebook.
Wagner Rebehy liked this on Facebook.
Lídia Correa liked this on Facebook.
Marcia Max liked this on Facebook.
Gisele Cardoso liked this on Facebook.
Carla Monteiro liked this on Facebook.
Márcio M. Cardoso liked this on Facebook.
Rozelia Terezinha liked this on Facebook.
Adriana Barros liked this on Facebook.
Antonio Carlos Banzato liked this on Facebook.
Natanael Florentino liked this on Facebook.
isto e muito boooooooommmmm.DEUS PROVERA
Gisela Heizenreder Cury liked this on Facebook.
Kassia Oliveira liked this on Facebook.
Rossely Oliveira liked this on Facebook.
Claudiana Ferreira liked this on Facebook.
Maria Lúcia Ferreira Bordon liked this on Facebook.
Elisabeth Pina Figueiredo liked this on Facebook.
Graziella Bozzo Moura liked this on Facebook.
Mauro Bianco liked this on Facebook.
Walter Strozzi liked this on Facebook.
Moradores de Paraisópolis e bairros vizinhos mobilizam-se para preservação de área verde http://t.co/s0EY9uwX4A http://t.co/4a34LeP30e
Moradores de Paraisópolis e bairros vizinhos mobilizam-se para preservação de área verde http://t.co/aMZR4wNQIt http://t.co/VT7aMkS5OB
Moradores de Paraisópolis e bairros vizinhos mobilizam-se para preservação de área verde http://t.co/o4CvPz7nAf http://t.co/ackrNXHQbq
Moradores de Paraisópolis e bairros vizinhos mobilizam-se para preservação de área verde http://t.co/ZtzZT6nGVD http://t.co/wKcQjiHvXt
Moradores de Paraisópolis e bairros vizinhos mobilizam-se para preservação de área verde http://t.co/FtEXNJEV8q http://t.co/gefEt7i1Cu
RT @paraisopolis_sp: Moradores de Paraisópolis e bairros vizinhos mobilizam-se para preservação de área verde http://t.co/o4CvPz7nAf http:/…
RT @joildo: Moradores de Paraisópolis e bairros vizinhos mobilizam-se para preservação de área verde http://t.co/FtEXNJEV8q http://t.co/gef…
RT @joildo: Moradores de Paraisópolis e bairros vizinhos mobilizam-se para preservação de área verde http://t.co/FtEXNJEV8q http://t.co/gef…