Lombo Agridoce da Mônica

0
Olá pessoal!  Bora pra cozinha? 
Hoje vamos para um prato da série: “Invencionices da Monica.”
Incomodada com a cor que o lombriga de porco fica depois de feito, resolvi dar uma turbinada para deixá-lo irresistível. Os ingrediente são simples, mas o resultado é muito legal.
Vamos lá:
Lombo Agridoce da Mônica
(Meu não, do porco!)
1 kg de lombo de porco
Alho, sal e pimenta a gosto
Raspas da casca de um limão
Três colheres de azeite
Três colheres de sopa de mãe, ou seja generosas de geléia de morango ou de frutas vermelhas.
Água
Modo de fazer:
Em um pote com tampa coloque o lombo, tempere como o alho, o  sal, a pimenta, as raspas de limão, e  deixe marinando por pelo menos meia hora na geladeira. Em uma Frigideira ou panela com tampa, coloque o azeite, deixe aquecer e coloque o lombo. Deixe selar de um lado e vire para selar do outro. (Selar: fazer uma casquinha, sem queimar, que garante a maciez interna da carne). Coloque a geléia e pacientemente, vá dourando de todos os lados, até que fique com uma calda grossinha. Coloque então a água até a metade do lombo, tampe a panela e deixe cozinhar 10min de um lado e 10min do outro, acrescentando água se necessário. Destampe a panela e vá mexendo, virando de todos os lados, até que seque a água e fique um molho caramelizado com a geléia. Reserve, deixe esfriar um pouco e corte fatias finas.
Farofa de Araque!
1 pacote de farofa pronta (se possível de milho)
1 pimentão picadinho (eu gosto do vermelho)
1 cebola picadinha
1 tomate picadinho
Damasco picadinho ou uvas passas
02 colheres de margarina bem cheias
Salsinha picadinha para finalizar
Modo de fazer
Em uma panela, coloque a margarina, deixe derreter, comece refogando o pimentão, quando ele começar a murchar, coloque a cebola, deixe ficar douradinha, junte o tomate e damasco ou as passas, até que eles hidratem. Junte então a farofa e deixe aquecer, mexendo para não grudar. Desligue o fogo e finalize com a salsinha.
Nas fotos ilustrativas, eu decorei o prato com pêssegos e cerejas e fiz uma saladinha de frutas em calda picadinhas, suco de laranja e vinho branco.
Acompanha muito bem arroz fresquinho e batatas sauté.
Beijos no ❤
Caso tenham alguma dúvida, é só chamar:
Facebook/Messenger: Monica Faria Rydlewski
Compartilhar.

Autor

Mônica Faria Produtora de eventos, culinarista, curiosa e colaboradora da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis (UMCP) monica.faria@paraisopolis.org

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: