Julia Drezza | Não deu para pagar todas as contas? Veja algumas dicas de como cuidar disso

0

Vivemos em um contexto econômico bastante instável e nem todo mês é possível pagar todas as contas. Sendo assim, é preciso priorizar quais contas pagar.  Para esse momento que gera sim bastante stress, elaboramos esse texto que te ajudará entender qual dívida pagar primeiro para diminuir prejuízos.

Para isso, tenha sempre muita clareza quais contas precisam ser pagas e qual é a sua situação financeira no momento para saber o quanto de dinheiro você tem no mês disponível para pagar suas contas.

Ao listar as contas a serem pagas, tenha clareza:

• Valor do juros a ser pago: saiba o quanto o não pagamento irá te custar no Mês seguinte. Como calcular isso? Veja nossos artigos sobre Juros simples e Juros composto!

• Se o não pagamento da conta você coloca seu patrimônio, como carro ou casa, em risco. Se não lembrar, busque informação no contrato assinado no processo de contratação do serviço ou no site da empresa que te oferece esse produto. Clareza da informação é fundamental para não entrar em um buraco sem saída.

• Se o não pagamento da conta te tira o direito da utilização imediata do produto. Por exemplo o não pagamento em 90 dias da conta de energia, faz com que sua energia seja cortada.

• Se não conseguir pagar o aluguel, tenha um diálogo claro com o(a) dono(a) do espaço, explique a situação e pensem juntos a melhor forma de fazer esse pagamento em atraso. O mesmo deve ser feito para mensalidades em escolas e instituições de ensinos.

Lembrando que o ideal é se organizar para que nenhuma conta deixe de ser paga, por isso, PLANEJE-SE! Se você tem, dificuldades de colocar suas contas em dia, baixe ou construa uma planilha de organização de gastos e não esqueça de anotar, incluindo os pequenos de baixo valor que ao somar o todo acaba dando um volume alto.

Um forte abraço e até a próxima.

Compartilhar.

Autor

Gerente de sustentabilidade do Cartão Nova Paraisópolis e coordenadora do programa de educação financeira na comunidade Paraisópolis

Deixe uma resposta