Inventando Moda: Desfile em Paraisópolis integra arte, moda e alta costura

1
Captura de Tela 2014-08-03 às 22.47.20

Fotos: João Goldenstein

Por Francisca Rodrigues para o Jornal Espaço do Povo #34

Quem poderia imaginar que na segunda maior comunidade de São Paulo pudesse acontecer um evento de moda tão criativo que revelasse a cultura e a beleza, sem contar a diversidade e a mistura do luxo e o lixo na periferia. Pois é, o estudante de moda Alex Santos pensou e conseguiu realizar um dos eventos mais surpreendentes que pôde mostrar que é possível fazer moda pensando no social, além de integrar a arte tendo como referência o artista plástico Bispo do Rosário

Realizada em junho deste ano, a primeira edição do “Paraisópolis Inventando Moda”, apadrinhada pelo estilista João Pimenta e o Dj e ativista André “Pomba”, aconteceu no CEU Paraisópolis e mostrou toda a criatividade e riqueza cultural de Paraisópolis que, incrustado no nobre bairro do Morumbi, mescla o rico e o pobre, numa esplêndida diversidade.

“O evento foi muito bonito e acho que atingiu seu objetivo. Proporcionamos a 40 modelos não profissionais, que selecionamos na comunidade e oferecemos treinamento, a possibilidade de participar de um grande desfile de moda”, afirma Alex.

A ideia de promover um desfile na comunidade surgiu após Alex assistir um desfile de moda do estilista João Pimenta, realizado no CEU Meninos da Vila. Foi quando o estudante decidiu sugerir um projeto voltado à moda para a coordenação do CEU Paraisópolis.

O evento contou com desfiles de peças produzidas pelos alunos do curso de Design de moda, além de desfile da oficina de confecção da ONG Florescer. A principal atração foi intervenção do estilista João Pimenta, que expôs suas coleções. As modelos que participaram do desfile foram escolhidas na comunidade e preparadas por Alex, que inclusive é morador de Paraisópolis, é ele quem assina o styling do evento. A organização geral ficou por conta do produtor cultural Nilson Mariano.

De acordo com Alex, muitos contatos foram trocados nos bastidores entre estilistas, modelos e fotógrafos, o que fez com que o evento pudesse ser uma porta de entrada para o mundo da moda. “Mesmo para aquelas com menos vocação ou com menos desejo de ingressar profissionalmente na carreira, a participação na oficina preparatória e nos desfiles foi uma grande conquista pessoal e, para nós da organização, foi emocionante vê-las na passarela”, ressaltou o estilista.

Com as exposições e os desfiles os organizadores proporcionaram aos cerca de 200 presentes uma boa amostragem do que é a produção de moda. “Quem foi pôde perceber que um desfile é algo bem menos exótico e distante do que pode parecer à primeira vista, conforme uma certa visão preconceituosa que ainda existe entre as parcelas menos favorecidas da população” comenta e completa.

A produção envolveu as mães, a gestão do CEU e diversas pessoas da comunidade, o que era um objetivo importante para o evento. “Queremos ir além. A ideia é continuarmos com o evento em edições semestrais e criarmos oficinas permanentes de corte e costura, modelagem e passarela, para além de capacitar profissionais e estimular o empreendedorismo no seio da comunidade, dar suporte ao evento e favorecer a divulgação de novos estilistas” finalizou Alex.

A segunda edição já tem data marcada, 08 de novembro. E em outubro será realizado o “Paraisópolis Inventando Moda Kids”, um evento voltado às crianças que também acontecerá no CEU Paraisópolis.

Paraisópolis terá Workshop de Passarela

Em sua segunda edição, o Paraisópolis Inventando Moda dará continuidade às oficinas de passarela no CEU Paraisópolis.

De agosto a outubro, será realizado no Centro Educacional Unificado (CEU) Paraisópolis, o “Workshop de Passarela”, um curso preparatório de modelo, manequim e maquiagem para jovens de ambos os sexos a partir de 16 anos.

No workshop, além das aulas de postura, passarela e andamento, haverá aulas de fotografia para modelos, em que os alunos aprenderão a posicionar-se em frente as câmeras, além de aulas de automaquiagem, entre outras atividades. Serão oferecidas 30 vagas e as jovens selecionadas que participarem deste workshop realizarão um desfile em novembro no evento “Paraisópolis inventando Moda”

Serviço

Workshop Passarela
Data: domingos ( 3, 10, 17, 24 e 31 de agosto / 7,14,21 e 28 de Setembro e 12 e 19 de Outubro).
Horário: 14 às 16h

Inscrições abertas no Núcleo de Cultura de segunda a sexta das 8h às 22h e Sábado e domingo das 11h30 às 20h.

CEU Paraisópolis – Rua Doutor José Augusto Souza e Silva, s/n Jardim Parque Morumbi
(11) 3742-7879

Compartilhar.

Autor

Diretor da Agência Paraisópolis, Editor do Jornal Espaço do Povo, Tesoureiro do Instituto Escola do Povo e da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis, Vice-Presidente do Conselho Gestor do CEU Paraisópolis

1 comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: