Inscrições do Enem 2017 terminam nesta sexta-feira (19)

0

Termina às 23h59 desta sexta (19) o prazo para inscrições no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2017. Interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet .

A taxa de inscrição deve ser paga até o dia 24 de maio. O boleto pode ser quitado em qualquer agência bancária, nas lotéricas ou ainda nas agências dos Correios. Pelas regras do edital, estão isentos da taxa os estudantes de escolas públicas que concluirão o ensino médio este ano, os participantes de baixa renda que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e os que se enquadram na Lei 12.799/2013 que, entre outros critérios, isenta de pagamento aqueles com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.405,50.

Os candidatos que solicitarem algum atendimento especializado ou específico, além da isenção da taxa do exame, deverão estar atentos aos documentos comprobatórios. Este ano, serão exigidos laudos médicos, que deverão ser enviados em formato digital pelo próprio sistema, além de outras informações, como o Número de Identificação Social (NIS), que comprove que o participante integra o CadÚnico.

O atendimento especializado é concedido àqueles que comprovarem, por informação do código de Classificação Internacional de Doenças (CID) e inserção de laudo médico, condições de autismo, baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência intelectual/mental, déficit de atenção, discalculia, dislexia, surdez, deficiência auditiva, surdocegueira e visão monocular.

O resultado das provas poderá ser usado em processos seletivos para vagas no ensino público superior, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Em caso de problema na hora da inscrição, os candidatos podem ligar para o Inep pelo telefone 0800 616161. O atendimento é das 8h às 20h, no horário de Brasília.

O Enem será realizado em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro. Neste ano deixa de ser utilizado como forma de obtenção do certificado de conclusão do ensino médio.

As provas de redação, Ciências Humanas e Linguagens serão aplicadas no primeiro domingo de provas, e os candidatos terão até 5h30 para redigir a dissertação e responder a 90 questões de múltipla escolha.

Já no outro fim de semana, os inscritos farão as provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 4h30 de duração no total para responder a outras 90 questões. A previsão é de que o resultado do Enem seja divulgado no dia 19 de janeiro de 2018.

Compartilhar.

Autor

Jornalista da Agência Paraisópolis

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:

Powered by themekiller.com