Estudantes brasileiros participam de projeto em parceria com a NASA

0

Alunos de escolas públicas e privadas de São Paulo estão participando da seleção de um projeto que será testado por um astronauta norte-americano. É a primeira vez que brasileiros participam da ação que é reconhecida pela NASA, agência espacial Americana.

Alexandre Vinicius, 13,  é aluno da EMEF Perimetral em Paraisópolis  e também  participa de atividade na Ong Casa da Amizade.  O estudante foi indicado por sua escola para participar de um curso no Colégio Dante Alighieri nas tardes de quinta-feira. O curso em parceria com a NASA foi oferecido para 600 estudantes de 11-13 anos de escolas particulares e públicas de São Paulo e teve disciplinas específicas como micro-gravidade.

Em concurso realizado no último sábado (21), o  projeto de Alexandre “A intervenção do tungstato no desenvolvimento bacteriano na microgravidade” ficou entre os 10 finalistas de um total de 75.  Serão selecionados três projetos  que serão enviados à Nasa.  Durante seis semanas, um experimento será colocado em prática por um astronauta norte-americano em uma Estação Espacial Internacional e depois será trazido de volta à terra para análise dos resultados.

“É a primeira vez que uma comunidade fora da América do Norte teve aprovação no programa, e estamos muito animados com a oportunidade”, disse em comunicado Lucas Fonseca, diretor da Missão Garatéa-ISS, que fará parte da 12ª edição do Student Spaceflight Experiments Program (“programa estudantil de experimentos espaciais”, em tradução livre).

Compartilhar.

Autor

Francisca Rodrigues é jornalista, repórter do jornal Espaço do Povo, apresentadora do programa Meia Prosa (Rádio Nova Paraisópolis, 87.5FM) e assessora de comunicação do Luau Paraisópolis.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: