Escritório popular de arquitetura chega em Paraisópolis e oferece projeto gratuito

0
Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Todo mundo sonha em reformar sua casa. Mas contratar um arquiteto custa caro e esse serviço é raro nas favelas. Foi para mudar essa realidade que surgiu a Inova Urbis, o primeiro escritório popular de arquitetura do Brasil. Fundada em 2014, a empresa já desenvolveu gratuitamente mais de 200 projetos de arquitetura, visando melhorias habitacionais, e agora está chegando em Paraisópolis. A arquitetura valoriza o imóvel e melhora a qualidade de vida da família, trazendo mais saúde, segurança e conforto.

O fundador da Inova Urbis, Alban Drouet, 42, diz que os moradores contam para os arquitetos da empresa como imaginam a casa reformada e a partir de uma visita à casa do morador é feito um levantamento completo com medições e fotos. “Depois de conversar com o morador, elaboramos ideias para os ambientes e criamos um desenho da casa no computador”, conta Drouet.

Após isso, o morador recebe a planta da casa com as ideias sugeridas e a quantidade de materiais necessária para a reforma. Se for preciso, a empresa indica um pedreiro.

”A Inova Urbis agora é minha vida. Não vou mais fazer nada sem que eles saibam. Tudo tem que passar por lá”. Essas foram as frases de Maria de Lourdes Marques, 62, ao receber seu projeto.

Augusto Branco, 26, o arquiteto da Inova Urbis Paraisópolis, afirma que uma casa pode ser melhorada com poucos recursos: “os projetos são feitos para ter uma boa distribuição do espaço e reduzir os problemas de infiltrações, ventilação e iluminação’’, explica ele.

Os projetos de arquitetura são gratuitos porque existe uma parceria com a loja Leroy Merlin Morumbi, onde se encontram profissionais preparados para receber os moradores indicados pela Inova Urbis, os chamados ‘’Embaixadores de Paraisópolis”.

Os moradores interessados em reformar suas casas podem se dirigir diretamente ao escritório da Inova Urbis, localizado na rua Manoel Antônio Pinto, 382 (casa verde, perto das Casas Bahia), de segunda à sexta, das 10h às 19h ou aos sábados das 10h às 15h. Tel: (11) 3739-2663.

Eles também podem participar de um café da manhã na sede da Inova Urbis realizado dois sábados por mês. As inscrições são feitas na página da empresa no facebook:  Inova Urbis Paraisópolis.  

Compartilhar.

Autor

Francisca Rodrigues é jornalista, repórter do jornal Espaço do Povo, apresentadora do programa Meia Prosa (Rádio Nova Paraisópolis, 87.5FM) e assessora de comunicação do Luau Paraisópolis.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: