“Vila Natal Encantado – A Magia na Favela” é inaugurada em Paraisópolis

Espaço decorado com tema natalino ficará aberto para visitação até 6 de janeiro de 2022


Por Gessica Carvalho

 

O G10 Favelas inaugurou, no dia 07 de dezembro, a “Vila Natal Encantado – A Magia na Favela”, um espaço decorado com temas natalinos que oferece apresentações musicais e ficará aberto para visitação de segunda a sexta-feira, às 9h. A Vila está localizada no Pavilhão Social G10 Favelas, em Paraisópolis. 


Em parceria com empresas privadas, o objetivo é oferecer um espaço onde as crianças possam visitar e viver a experiência de conhecer o Papai Noel. “A realidade na favela é muito complicada nesta época do ano. A cidade toda fica decorada no Natal, mas as famílias mais vulneráveis não têm acesso ou condições de levar os seus filhos para os locais públicos. E quando se trata de um shopping, menos ainda”, explica Gilson Rodrigues, presidente do G10 Favelas. 

A Vila de Natal é completa, com presépio e apresentações musicais de artistas das periferias de São Paulo, em parceria com o Favela Music Arte e Cultura. A decoração do espaço conta com uma árvore de Natal de 5 metros de altura, um cenário composto por árvores de outono e inverno, ursos polares, rádio transmissor, caixa de correio, pergaminhos, cadeira de balanço, Papai Noel e uma cadeira onde as crianças podem sentar- -se para escrever suas cartinhas e colocar na caixa do correio.

O outro cenário é composto por uma floresta encantada com árvores coloridas de fibra óptica, composto por uma Mamãe Noel sentada em um banco ao lado de um biombo, com um quadro e um gorro natalino, disponíveis para que as pessoas possam aproveitar o cenário para tirar fotos. 

Todo pavilhão está iluminado pelo lado de fora com luzes verdes e vermelhas. Na parte de dentro, estão flocos de neve nos vidros, cascatas rodeando todo o mezanino e por fim, um espetáculo a céu estrelado, representando uma chuva de bênçãos e luz sobre todos que entrarem no Pavilhão do G10 favelas. 

Para celebrar o espírito natalino e compartilhar o amor ao próximo, durante todo o mês, estão sendo feitas entregas de produtos para a Ceia de Natal como, peru, tender, lombo e costela suína, doados pelo Grupo UOL, para às famílias que estão em vulnerabilidade social cadastradas pelos Presidentes de Rua da comunidade. 

A “vila Natal Encantado” também é um ponto de arrecadação de brinquedos e alimentos para a Campanha Embaixadores para um Natal sem fome. A estimativa do G10 Favelas é que sejam arrecadados 10 mil brinquedos e cestas básicas. 

“A vila vem como um respiro, um sopro de esperança e de renascimento nesse momento que a gente passa muita dificuldade. As pessoas estão com mais fome, estão desempregadas. Falam de uma magia do Natal, mas que a gente não se enxerga. Essa magia de banquete, de mesa farta, não é realidade nesse momento”, finaliza Gilson

 

Fotos: Anderson Jorge /Agência Cria Brasil

LEIA TAMBÉM: