“De pertinho eu enxergo que é uma beleza, agora de longe… xiiii”

0

O principal sintoma da miopia é o embaçamento da visão para longe. Na tentativa de reduzir a visão borrada, muitas pessoas apertam os olhos, o que pode gerar cansaço visual e dor de cabeça.

O olho míope é um olho que cresceu um pouco mais do que deveria crescer, assim a imagem que deveria se formar na retina acaba se formando antes, quanto maior a distancia de um objeto para um olho míope, mais embaçada será a imagem. Por essa razão pessoas míopes têm dificuldade de enxergar placas de trânsito, legendas de filmes, rostos de pessoas distantes, letreiro de ônibus, etc. e enxergam melhor de perto.

Aproximadamente 30% da população brasileira apresenta um quadro de miopia. Ela faz parte de um grupo de alterações chamado Erros de Refração.

A miopia é uma herança genética, por isso, é comum em família, vários irmãos terem miopia, filhos de pais míopes apresentam predisposição a desenvolver a miopia, ela tende a se manifestar no final da infância e início da adolescência na maioria dos casos – trata-se do período de maior crescimento e alguns estudos apontam para a possibilidade de indução da miopia pelos  fatores  comportamentais como, o uso prolongado de  dispositivos móveis (celular, tablet,notebook…) .Sabe-se ainda que orientais têm uma maior tendência à miopia com graus elevados.

Nem tudo é negativo! Segundo a pesquisa alemã, uma das melhores maneiras para evitar a miopia é diminuir o tempo gasto na frente de monitores e agregar à rotina atividades ao ar livre. As crianças e adultos que realizam atividades externas com mais frequência têm menor incidência de desenvolver o problema.Normalmente, a miopia estabiliza em torno dos 25 anos, mas isso não é uma regra,faça seu exame regularmente e evite os desconfortos causados por esses problemas de refração.

Compartilhar.

Autor

Franciane Batista é optometrista formada pela Universidade Filadelfia (UniFil)

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: