Você sabia que em Paraisópolis há uma Luthieria?

Paraisópolis já possui um serviço pouco conhecido, uma Luthieria, oficina especializada onde se constrói, conserta e afina diversos instrumentos

Alcides Lima da Lutheria instalada em Paraisópolis

Paraisópolis abriga uma série de prestadores de serviços especializados, um deles está localizado na Rua das Jangadas próximo ao ponto final da lotação de Santo Amaro. Este local abriga uma espécie rara de trabalho, a Luthieria, a arte de construção e reparos de instrumentos musicais como guitarras, baixo, contra – baixo entre outros, que passam pelas mãos de Alcides Lima.

Alcides conta que aprendeu o ofício com o seu amigo Diorgenes Gomes. “Eu conheci o Diorgenes através de um evento na nossa igreja, eu o convidei para tocar lá e ele me disse que era Luthier, e como já havia gostado de ter trabalhado nessa área, fiz o curso, e aqui estamos trabalhando juntos.”

Diorgenes é citado por seu amigo como alguém que teve a oportunidade de ter trabalhado com o falecido Ladessa, considerado um dos maiores nomes da Luthieria de São Paulo.

Alcides conta que os clientes são os próprios moradores de Paraisópolis, entre eles estão, os que gostam de tocar, os que possuem estúdios de gravação dentro da comunidade e especialmente por aqueles que possuem bandas de forró ou rock.

“Eu já levei meu cavaquinho lá para trocar as tarrachas, gostei e recomendo”. Afirma o sambista Andrezinho Paraisópolis.

A Luthieria funciona há 9 meses, e o desejo de Alcides e Diorgenes é que outros clientes de outras regiões também conheçam o trabalho que eles oferecem. “Ainda não atendemos o público de fora porque não fizemos nenhum marketing, mas estamos nos adaptando para isso”. Além de construir e consertar, eles fazem o que chamam de regulagem, ou seja, ajustam os instrumentos para se tornarem mais confortáveis.

3 thoughts on “Você sabia que em Paraisópolis há uma Luthieria?

  1. Prezado Isaac, e toda equipe do jornal espaço do povo em Paraisópolis.Agradecemos pela visita e entrevista a Luthieria DGS. A qual está abrindo porta para outras entrevistas. Seremos entrevistados pela Rede Globo nesta sexta feira 24/02/12.

    Att,

    Alcides Lima e Diógenes Gomes
    LUTHIERIA DGS.

  2. Obrigado à todos! Essa matéria do Espaço do Povo teve uma boa repercução,na sexta-feira passada (24/02/12) Fomos procurados por equipe da Globo e gravamos uma matéria especial sobre Luthieria em Paraisópolis que será brevemente exibida no Bom dia São Paulo ,Jornal de grande audiência nas manhãs Globo.

Comments are closed.