Crossfit: modalidade vem ganhando mais espaço nas academias

0
A modalidade crossfit é uma mistura de atletismo, ginástica olímpica e disciplina militar que vem ganhando espaço nas academias pois trabalha a resistência muscular, flexibilidade, coordenação motora e o equilíbrio.
O segredo de tal crescimento é a promessa de uma atividade menos monótona que a academia e o principal equipamento é o seu corpo. “A modalidade tem um leque gigantesco de atividades físicas”, destaca Gilson Clemente, treinador na academia Box do Xerife.
Para Johnny Silva, 31 anos, a prática da modalidade é algo viciante e que traz vários benefícios. “Digo que é uma droga do bem. Fortalece os músculos e melhora a qualidade da saúde em todos os aspectos como o sono e a disposição”.
De acordo com Gilson não existe restrições físicas para à prática, qualquer um pode fazer o treinamento. “Existem aulas voltadas as crianças, ao pré-adolescentes, e aos adultos de maneira em geral. Apesar de ser uma aula coletiva os exercícios devem ser individualizados”, enfatiza o treinador.
Uma da idéias do crossfit é justamente ensinar as pessoas a cuidarem do próprio corpo e viver melhor do ponto de vista de todas as capacidades físicas. Eliene Paiva, 52 anos, pratica a atividade há um ano e o seu condicionamento físico melhorou 100%. “O meu trabalho exige muito do meu esforço e levando em conta o fator idade que atrapalha um pouco, acredito que evolui muito. Tem exercícios que remete o meu dia a dia de trabalho, agora quando vou arrumar uma cama procuro selar as costas, passei a cuidar melhor da minha coluna”.
A modalidade pode promover saúde e qualidade de vida, mas para evitar lesões graves tem que sempre aquecer o seu corpo antes de quaisquer atividades físicas. “É importante ativar seus músculos antes de iniciar atividades intensas, pois a sobrecarga sobre eles será intensa e se não estimulados previamente o risco de lesão pode ser bem alto”, orienta Murilo Curtolo – mestre e especialista em fisioterapia esportiva, do Instituto Physio.
Para o fisioterapeuta, os iniciantes e profissionais no crossfit tendem a se lesionarem por colocarem cargas altas. “Costumo dizer que as lesões nos músculos esqueléticas acontecem por duas causas: o jeito em que se realiza o movimento ou a carga que se coloca. Portanto é sempre bom ter um profissional capacitado ao seu lado corrigindo os possíveis erros de biomecânicos”, orienta Curtolo.
Na maioria das vezes as lesões acontecem principalmente em joelho, ombro e lombar. As lesões de joelho vão acontecer pelo número excessivo de exercícios de agachamento com altas cargas e grande número de repetições. As lesões de ombro acontecem no levantamento de peso olímpico (LPO) ou em puxadas que o membro superior fica acima da cabeça. E por última as lesões de lombar vão acontecer nos arranques ou no levantamento de peso.
O crossfit é uma atividade saudável desde que praticada com consciência e é sempre bom ter uma certa experiência com atividades físicas antes iniciar.
Share.

About Author

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: