Conversando sobre dinheiro com seus filhos

0

A educação financeira é parte importante da educação para a vida. Desenvolver uma relação ética e saudável com o dinheiro, desde pequeno, é um investimento para toda a família. Mas é preciso ter paciência e dedicação, pois vivemos em uma sociedade em que somos incentivados a consumir o tempo todo, desde muito pequenos.

Para te ajudar a começar a colocar a educação financeira em prática com os pequenos, listei algumas dicas:

  • Explique como a família ganha o dinheiro e quais são as contas que precisam ser pagas todo mês.
  • Comente sobre o aumento dos preços, para que inicie a formação de uma consciência.
  • A primeira vez que a criança pedir para comprar alguma coisa, será a primeira oportunidade de começar a falar sobre o assunto.
  • Aproveite os momentos que a família esteja reunida e conversem sobre a importância de economizar.
  • Mostre que a economia é um ótimo caminho para realização de sonhos. Uma forma de incentivar o consumo consciente é comprar algo que a família deseja com o dinheiro economizado.

A melhor base para uma educação financeira eficiente é aquela transmitida por meio de atitudes simples, dentro da rotina. Por isso, não se culpe por não realizar de imediato um sonho de consumo do seu filho, como por exemplo a compra de um brinquedo da moda fora de uma data comemorativa. Incentivá-los a correr atrás do que desejam é uma forma de ensiná-los a lidar com expectativas e a lutar pela realização de sonhos.

Em qualquer idade, a educação será sua melhor aliada.

arte_julia

 

Compartilhar.

Autor

Francisca Rodrigues é jornalista, repórter do jornal Espaço do Povo, apresentadora do programa Meia Prosa (Rádio Nova Paraisópolis, 87.5FM) e assessora de comunicação do Luau Paraisópolis.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: