Adolescentes procuram ajuda para recolher animais abandonados em Paraisópolis


Apesar das leis que protegem os direitos dos animais, em Paraisópolis, assim como em qualquer outro lugar da capital, não é difícil encontrar animais abandonados pelas ruas. Com uma área total de 1 km², o problema de abandono de animais na comunidade torna-se ainda mais grave, pois na maioria das ruas há algum gato ou cachorro abandonado, principalmente quando são filhotes, já que muitos donos se desfazem por não ter condições de criá-los.
Incomodadas com o problema, as moradoras Tânia Araújo e Solange Santos, ambas com 12 anos, disseram já ter feito várias ações para tentar minimizar o abandono de animais na comunidade e agora têm como objetivo criar uma ONG para recolher todos eles. “Em 2013 eu comecei a reparar nas ruas e vi que tinham muitos animais largados. Eu fiz a proposta de formar uma ONG, fui me informando e pesquisando, e estou à procura de alguém que possa nos ajudar”, explicou a estudante Tânia Araújo.

Além de destacar o abandono de animais, as adolescentes alertam também para o problema do lixo descartado inadequadamente, que contribui diretamente para que muitos desses animais rasguem os sacos e espalhem o lixo para se alimentar. “De certa forma, nós estamos tocando em uma ferida de São Paulo, porque [o abandono de animais]não é só em Paraisópolis. Em toda a periferia a gente encontra lixo, poluição e córregos abertos”, comentou a adolescente.
Um dos maiores problemas referentes aos animais abandonados deve-se ao fato de que a Prefeitura conta apenas com o canil e o gatil do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que não são suficientes para atender a demanda. Com isso, as ONG’s acabam tendo que suprir a falta de vagas. O problema é que muitas delas já não têm mais espaço, pois estão em sua capacidade máxima.
Enquanto o projeto é encaminhado, as adolescentes contam com a ajuda dos moradores, para que eles cuidem de seus animais, façam a castração, que é gratuita, e não os abandonem pelas ruas.
Abandono e maus tratos de animais é crime!
A denúncia de maus tratos é legitimada pelo Art 32 da Lei Federal n° 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais) e o Art 164 do Código Penal, prevê o crime de abandono de animais para aqueles que introduzem ou deixam animais em propriedade alheia, sem consentimento de quem tem direito, desde que o fato resulte o prejuízo.
A pena prevista pelo Art 32 é de detenção de 3 meses a 1 ano e multa.
O Art 164 do Código Penal prevê detenção de 15 (quinze) dias a 6 (seis) meses, ou multa.
As denúncias podem ser feitas na Delegacia de Crimes Ambientais, localizada na Avenida São João, 1247, 7º andar.
Fique Ligado!
A castração é uma das ferramentas mais importantes no combate à reprodução descontrolada de animais. Além disso, diminui bastante o risco de que os animais contraiam alguma doença nas vias uterinas, ou algum tipo de câncer (mama, próstata e testículos), que são evitados com o procedimento.
A previsão para um novo mutirão de castração é para o mês de junho. O termo é emitido mediante a apresentação de RG, CPF, comprovante de endereço atualizado do proprietário do animal, que deve ter mais de 18 anos de idade, e do comprovante de vacinação contra raiva, quando houver. Na ocasião, também será feito o Registro Geral Animal/RGA, gratuitamente. Outras informações podem ser obtidas nos telefones: 5814-8805/ 5814-8760.
Adolescentes procuram ajuda para recolher animais abandonados em Paraisópolis: http://t.co/Bg3iJqysEf
Maristela Freire liked this on Facebook.
Soraya Moura liked this on Facebook.
Alex DA Silva liked this on Facebook.
Rosy De Souza Torres liked this on Facebook.
Keli Gois liked this on Facebook.
Felipe C Barbosa liked this on Facebook.
Fernando Escobar liked this on Facebook.
Renerio Abreu liked this on Facebook.
Yeeder Dos Santos liked this on Facebook.
Sandra Maria Souto liked this on Facebook.
Luh Tintino liked this on Facebook.
Nathalia Gonçalves liked this on Facebook.
Elizandra Moura Cerqueira liked this on Facebook.
Lacorte Samantha liked this on Facebook.
Marizete Santos Silva liked this on Facebook.
Gi Lima Santos liked this on Facebook.
Elisangela Euclides liked this on Facebook.
Drogaria Arariba liked this on Facebook.
Erica Moises Flechenstein liked this on Facebook.
Alexandre Correia liked this on Facebook.