2021: o ano em que a favela deu a volta por cima

Por Joildo Santos

Apesar de desafiador, 2021 foi um ano de muitas oportunidades. Este ano, mais do que nunca, tivemos a chance de mostrar a força e a potência das nossas favelas e como a união de pessoas comprometidas em prol de um objetivo em comum pode transformar vidas. 

 

Não há dúvidas de que a pandemia chegou para todos, mas, nas comunidades, ela escancarou ainda mais a realidade vivida por tantos brasileiros. Além de lidar com o medo constante da proliferação do vírus, os mais de 100 mil moradores de Paraisópolis, segunda maior favela de São Paulo, enfrentaram também o desemprego, a falta de atendimento médico e, principalmente, a fome.

 

Em meio a esse medo e insegurança, diversas iniciativas surgiram em Paraisópolis: marmitas solidárias, distribuição de máscaras e produtos de higiene, serviço de ambulância para atender os moradores, entre tantas outras responsáveis por garantir a saúde e higiene e colocar a comida no prato de muitas famílias. 

 

E foram iniciativas como essa que fizeram com que olhares do Brasil e do mundo se voltassem para Paraisópolis, que passou a dar exemplo de união, luta e superação, indo na contramão daquilo que os moradores das favelas estão ‘predestinados’ a viver, mostrando que é, sim, possível sonhar e, muito mais que sonhar, fazer acontecer.

 

É isso! 2021 está quase terminando, mas tem ainda muita coisa bacana acontecendo e vamos trazer tudo para vocês nas próximas edições do Jornal Espaço do Povo! Até breve!

LEIA TAMBÉM:

Digiqole Ad
+ posts

Comunicador social
Fundador @espacodopovo
CEO @criabrasilcomunicacao
Co-fundador @g10favelas

Relacionados