Comprei um filhote de cachorro, e agora?

0

Parece simples, mas assim como os bebês, filhotes de cães e gatos exigem atenção redobrada e cuidados especiais no primeiro ano de vida. O primeiro passo com os cuidados é levar seu filhote ao seu veterinário de confiança para a primeira consulta médica. Normalmente os canis e criadores orientam os novos donos somente a continuar a vacina polivalente, ignorando as orientações com relação a alimentação, banhos, passeios, problemas característicos da raça e as demais vacinas existentes.

Não é raro eu examinar filhotes que saem do canil com parasitas intestinais, pulgas, problemas de pele e, às vezes, até desnutrição e viroses. Isso sem contar os animais comprados pela internet, no qual não se tem acesso ou não se pode confiar em nenhuma informação dada sobre aquele filhote e os compradores acabam se decepcionando com relação aos padrões da raça, porte físico, tamanho, cor, inclusive, tempo de vida.

Todas essas questões são avaliadas na primeira consulta, é importante saber se este animal está realmente bem e saudável para continuar as vacinas, se a vacina aplicada no canil ou pelo criador é de boa qualidade, se ainda está no prazo e se foi vermifugado corretamente para receber esta dose de proteção. Com saúde não se brinca, estamos falando de um investimento que foi feito e também do vínculo emocional que foi criado. É perigoso simplesmente continuar a vacina dada no canil sem a correta avaliação médica, qualquer problema pode causar o óbito deste filhote.

Esse cuidado deve ser tomado assim que o novo dono estiver de posse do filhote, esperar pode expor o animal a todos os tipos de doenças, principalmente, porque este filhote não tem proteção alguma e estamos em uma região com muita exposição a viroses caninas e felinas.

As principais raças adquiridas que passam pelo meu consultório são shih-tzu, yorkshire, pinscher e recentemente, o spitz alemão (lulu da pomerânia).

Ressaltando que esses cuidados valem também para os animais adotados ou encontrados na rua e para todas as raças, inclusive os sem raça definida.

Compartilhar.

Autor

Médico veterinário cirurgião, formado pela Universidade de Alfenas/MG, com especialização em cirurgia geral e ortopedia. Proprietário da My Vet Clínica Veterinária. E-mail: contato@myvetclinica.com.br

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: