Cansaço X Alimentação

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Quem nunca teve aquela sensação de já acordar cansado? ​
Aliás, quem nunca ouviu alguém próximo reclamar que vive cansado e sem energia? ​
Claro que com a correria do dia-a-dia, principalmente nos dias de hoje, o cansaço físico e mental podem ser resultado de estresse e noites mal dormidas, mas em parte dos casos, o motivo da falta de energia e disposição pode estar relacionado à má alimentação.​

Quem se alimenta mal fica muito mais propenso a sentir essa indisposição, uma vez que o corpo necessita de diferentes nutrientes para funcionar adequadamente e promover a energia que precisamos para encarar nossa
rotina.​ Alguns nutrientes mais específicos podem melhorar a disponibilidade de energia e reduzir a sensação de cansaço. Abaixo seguem exemplos desses nutrientes:

Ferro – A falta desse mineral pode caracterizar um quadro de anemia. Encontra-se em carnes, vegetais verde escuros e leguminosas.
Magnésio – Melhora a concentração, memória e diminui a sensação de cansaço. Encontra-se em abóbora, oleaginosas, grão de bico, espinafre, aveia e quinoa.
Vitamina C – Além de um poderoso antioxidante, ela atua no fortalecimento do sistema imune e está presente em frutas cítricas e vegetais verde escuros.
Vitamina D – Colabora com o sistema imunológico e previne a fadiga. Procure ficar pelo menos 15 minutos no sol diariamente.
Vitaminas do complexo B – Aumentam a resistência à fadiga. Encontra-se em peixes, levedura de cerveja, fígado, castanhas, abacate e vegetais verdes.

Reduzir o consumo de carboidratos refinados e açúcar, também podem colaborar, pois estes elevam a glicemia muito rapidamente, com seguinte queda, o que deflagra qualquer disposição. Outra dica interessante é evitar o consumo excessivo de café, pois a cafeína presente nesta bebida é um estimulante do sistema nervoso central.
Procure um nutricionista e, para completar, não deixe de fazer uma atividade física com frequência, pois isso também impacta positivamente nos níveis de energia.
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Autor

Nutricionista, graduada pelo Mackenzie, pós-graduanda em nutrição aplicada ao Exercício Físico pela EEFE – USP. Atua como nutricionista e Coordenadora da Saúde no projeto Rugby Para Todos. Vivência em atendimento e orientação de estratégias nutricionais na preparação de atletas de esporte de combate e esportes coletivos.

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