Bem vindo abril! Aproveite o começo de mês como uma oportunidade para ajustar as contas

0

E seu eu te perguntar como foi a organização das contas de março, o que você me responderia? Quanto você gastou com alimentação e outras despesas?

Muitas pessoas sabem mais ou menos como está a situação da conta bancária, ou melhor, se está no azul ou no vermelho, porém, tem dificuldade de responder o quanto e para onde vai o dinheiro todo mês.

Queria te encorajar esse mês a anotar todos os seus gastos. Incluindo o pequeno gasto, aquele de baixo valor que parece que não faz diferença nenhuma.

Entenda qual a melhor ferramenta para fazer a anotação. Tem gente que gosta de anotar no bom e velho caderninho, tem gente que guarda as notinhas na carteira e depois passa para a planilha, e tem gente que anota diretamente no celular em aplicativos próprios para isso. Preste atenção em você e descubra o que te facilita.

Gosto de fazer um paralelo que a reeducação financeira é igual a reeducação alimentar. No começo precisamos prestar bastante atenção, pois estamos em processo de aprendizagem de um novo hábito para que depois ele se torne rotina.

E se você mora com mais gente, converse para que todos ajudem nesse momento de reeducação financeira. Uma ótima tática para engajar as pessoas é acordar com todos que o dinheiro economizado será investido em algo bacana para a casa.

Outra dica que pode te ajudar a economizar é definir para aqueles gastos não obrigatórios como padaria e balada, por exemplo, um valor fixo para ser gasto durante o mês, ou seja, reservar todo mês R$80,00 para gastar com padaria. Isso ajuda a ter controle.

Gostou? Fique de olho nas próximas dicas e até semana que vem.

Compartilhar.

Autor

Gerente de sustentabilidade do Cartão Nova Paraisópolis e coordenadora do programa de educação financeira na comunidade Paraisópolis

Deixe uma resposta