As Unidades Básicas de Saúde (UBS) abrirão neste sábado (11) para a vacinação contra HPV

0

Em virtude da campanha de HPV, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) irão abrir neste sábado (11). Em Paraisópolis, 3 postos funcionarão das 08h às 17h para vacinar meninas de 9 a 14 anos e meninos de 10 a 14 anos.

Ampliar a conscientização da sociedade sobre a importância de se aderir à vacinação contra o vírus HPV é uma das medidas mais eficazes para se evitar a doença. Disponível na rede pública desde 2014, a vacina quadrivalente, que imuniza contra os HPVs dos tipos 16 e 18 (responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo de útero) e dos tipos 6 e 11 (que provocam 90% das verrugas genitais), é indicada para as meninas que ainda não iniciaram a vida sexual e, portanto, não tiveram contato com o vírus.

Desde janeiro deste ano o Ministério da Saúde inclui no calendário nacional de vacinação a proteção de meninos. Estudo publicado pelo A.C.Camargo mostra que um em cada três tumores de boca em jovens tem associação direta com o HPV, chegando a 80% nos casos de câncer de amígdala. A imunização dos meninos ajuda também na proteção contra câncer de pênis e ânus.

Compartilhar.

Autor

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: