Álcool ou gasolina? Veja o que vale a pena na hora de abastecer o seu veículo

0

Depois do aumento relâmpago nos postos de combustível, o que está valendo mais a pena: gasolina ou álcool (etanol)?

Se seu carro é flex e pretende economizar, aprenda a fazer um cálculo simples. A regra básica é muito simples e só vale a pena abastecer com etanol se o preço desse combustível for até 70% o da gasolina.

Veja só. Basta dividir o valor do litro do álcool pelo da gasolina. Se o resultado for menor que 0,7, abasteça com álcool. Se maior, escolha a gasolina.

Exemplo:

Se o álcool custa R$ 1,45 e a gasolina, R$ 2,90, o resultado da divisão do primeiro pelo segundo é 0,5, menor que 0,7.

Logo, mais vantajoso abastecer com álcool.

TEM APP QUE JÁ CALCULA TAMBÉM!

Agora se você não quiser ficar fazendo conta, já existem aplicativos que te ajudarão na hora da conta!

ÁLCOOL OU GASOLINA, CHEFIA? utiliza essa base de cálculo e tudo o que você precisa fazer é informar o valor que está na bomba.

BRASILFLEX 2.0 é o mais completo pois além de fazer o cálculo ele também ajuda na organização dos gastos com o veículo, calcular o consumo médio por quilometragem, gastos com combustíveis, entre outros.

GAZO é um aplicativo que faz pesquisa de preço entre os postos de combustíveis e lhe informa o mais barato, inclusive, indicando a distância de onde está e traçando a rota até o local.

MAS E A QUALIDADE DO MOTOR? COMO FICA?

Garanto que você já ouviu histórias ou questionamentos referente adurabilidade e manutenção das peças dos carros com motor flex, porém, as montadoras garantem que não há grandes diferenças ou problemas gerados no abastecimento para qualquer proporção álcool-gasolina. Ou seja, não existe melhor ou pior mas sim, a opção mais rentável.

Seja numa conta de cabeça, no papel, na calculadora do celular ou num aplicativo, não deixe de calcular, mesmo que o valor seja pequeno. De pouquinho em pouquinho o valor baixo fica enorme. Economia é uma coisa séria.

Não deixe também de pensar nas opções de transporte público. Além de econômicas elas são sempre muito sustentáveis.

Gostou? Nos conte mais o que você gostaria de ler sobre educação financeira.

Um forte abraço e até a próxima.

Compartilhar.

Autor

Gerente de sustentabilidade do Cartão Nova Paraisópolis e coordenadora do programa de educação financeira na comunidade Paraisópolis

Deixe uma resposta