Ajustando as contas sem crise!

0

Se te perguntarem como você e sua família controlam as contas de casa, o que responderia?

Existem famílias que responderiam que fazem o controle financeiro de cabeça e que em alguns momentos acabam esquecendo algo como, por exemplo, os pequenos gastos do dia a dia; há também aquelas que anotam os gastos, conseguem pagar as contas em dia e tem conhecimento de como o dinheiro entra e sai de casa, já outras conseguem se planejar separando todo mês uma quantia de dinheiro para a poupança. Mas muitas famílias brasileiras responderiam que não fazem ideia de quais valores entram no orçamento e quais contas devem ser pagas!

Entender os gastos e fazer o controle das contas mensalmente é um desafio de muitos. Não basta ter dinheiro na mão se não souber para onde ele vai. Pensando nisso, apresentamos uma forma simples e bastante prática que te ajudará a acompanhar as contas de casa e ter maior controle sobre os gastos.

Para começar é importante conhecer os tipos de gastos que serão explicados no quadro abaixo:

quadrofinancas

Veja como pode ser aplicado no seu dia a dia:

postits

Dicas importantes!

  • Anote tudo aquilo que você compra: Mesmo aqueles gastos pequenos como aquele cafezinho da padaria.
  • Guarde as notas fiscais: Elas ajudam a lembrar o valor da compra.
  • Compare preços: Dependendo do estabelecimento, o preço de um produto pode mudar bastante.
  • Poupar deve ser um hábito: O quanto antes é melhor, e para isso não é preciso ter uma quantia grande de dinheiro!
  • Planeje seus sonhos: Saiba o quanto ele custa e descubra o melhor caminho para alcançá-lo de maneira segura e tranquila.

Quer saber mais sobre o assunto e ter uma experiência divertida sobre o tema?

O Cartão Nova Paraisópolis oferece encontros gratuitos de Educação Financeira para todos os moradores de Paraisópolis. Vá até a sede da União de Moradores e do Comércio de Paraisópolis e garanta a sua vaga!

Para saber mais e adquirir seu Cartão Nova Paraisópolis vá à União de Moradores com RG e CPF e procure os consultores de vendas.

Compartilhar.

Autor

Julia Drezza Gerente de sustentabilidade do Cartão Nova Paraisópolis e coordenadora do programa de educação financeira na comunidade Paraisópolis

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: