2018: UM ANO DE PÉ NO FREIO E MÃO NA CONSCIÊNCIA

0

Calma, muita calma! Esse artigo não tem o intuito de criar pânico muito menos um clima de tensão, mas sim te incentivar a ter uma atitude mais consciência em relação ao controle das suas contas.

Meu desejo aqui é de te encorajar a, cada vez mais, cuidar do seu orçamento mensal, ou seja, dominá-lo para que ele nunca te domine.

·         Olhe para 2017 e avalie o que você pode fazer de diferente que você não conseguiu colocar em prática pensando em hábitos de compras e organização financeira.

·         Aproveite esse final de ano para listar quais serão suas principais contas a serem pagas no começo do ano e já trace a estratégia de onde virá esse dinheiro e reserve-o para isso!

·         Crie o hábito de anotar tudo que for comprado e pago. INCLUINDO OS PEQUENOS VALORES!

·         Questione seus hábitos de consumo para ter certeza se de fato eles são importantes. Uma forma de avaliar é entender a frequência de uso de um produto ou serviço ou se o volume ou quantidade comprada é o necessário.

·         Não se esqueça: consumo é diferente do consumismo.

·         Avalie a qualidade daquilo que for adquirido para evitar que o barato saia caro.

·         Pense em um sonho que deseja realizar no final do ano, planeje o que pode ser feito para realizar esse sonho e bote o planejamento em prática.

Sim, eu sei que nem sempre é fácil mudar de hábito e também que nem sempre a mudança acontecerá da noite para o dia, por isso vá com calma mas sempre com atenção e foco, sem perder de vista um ano sem estar no vermelho.

Desejo para todos um fechamento de ano maravilhoso e que em 2018 possamos falar muito mais sobre esse tema.

Beijo grande!

Compartilhar.

Autor

Gerente de sustentabilidade do Cartão Nova Paraisópolis e coordenadora do programa de educação financeira na comunidade Paraisópolis

Deixe uma resposta